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Torneio Konami

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Um torneio pode ser organizado da maneira que seu organizador quiser, limitado apenas pela sua imaginação. Podem ser feitos torneios em equipe, torneios de todos contra todos, usando divisão de grupos etc.

A seguir apresentamos as regras estipuladas pela Konami para torneios oficiais, usadas em todos os nossos torneios e a alguns conselhos uteis para quem esta jogando seu primeiro torneio.

1) O que levar? 

- Seu deck, que deve estar de acordo com as regras:
  • Conter entre 40 e 60 cartas no main deck e 0 a 15 no extra deck.
  • Não ter nenhuma carta de origem oriental (japonesa, koreana etc). Cartas em outras linguas ocidentais (espanhol, francês, alemão etc) são permitidas.
  • Estar de acordo com a lista de banidas.
  • É extremamente recomendado o uso de protetores (shields) para as cartas, para proteger as mesmas. Caso alguma carta possua alguma marca na parte
  • trazeira que permita diferencia-la das demais, o uso do protetor é obrigatório.
- Dados, marcadores, tokens, moedas ou qualquer outro acessorio requirido pelo seu deck. É importante lembrar que qualquer objeto usado para representar um token, deve poder representar claramente as posições de ataque e defesa.

- Algo para marcar os pontos de vida. Apesar de uma calculadora ser mais fácil de se utilizar, é recomendado o uso de um papel e caneta pois assim é possivel saber a origem dos danos facilitando a resolução de qualquer problema. Normalmente em caso de problemas os juizes darão razão para a pessoa que estiver anotando no papel.

- COSSY (apenas para torneios oficiais), esta é sua carterinha de jogador registrado e você deve sempre leva-lá em torneios oficiais. Caso seja seu primeiro torneio oficial e você não possua uma o Organizador lhe dará uma.

2) Procedimentos 

- Primeiro passo para o torneio é se registrar (claro, em torneios com pré-inscrição isso é feito antes).

- Em seguida, você recebe sua decklist. Que é uma folha na qual você deve escrever todas as cartas do seu deck. Também é possivel levar a decklist preenchida de casa, isso pode ser uma boa ideia já que você pode preenche-la com mais calma evitando erros, além de ter mais tempo livre pra trocar cartas no torneio. (
clique aqui para obter uma decklist em formato PDF).

- Ao fim das inscrições, as rodadas são impressas e coladas em lugar visível. E as decklists são recolhidas.

- O torneio ocorre num formato conhecido como Suiço com Top, que funciona assim: todos os jogadores disputam um numero pré-determinado de rodadas SEM eliminação. A cada rodado os jogadores são pareados com alguém com o mesmo número (ou quase) de vitorias que eles . Ao final os melhores colocados vão para o Top, onde ocorrem partidas eliminatorias até termos o campeão.
A quantidade de rodadas varias de acordo com a tabela a seguir:

· 4 – 8 Players = 3 Rounds of Swiss followed by a cut to Top 2.
· 9 – 16 Players = 4 Rounds of Swiss followed by a cut to Top 4.
· 17 – 32 Players = 5 Rounds of Swiss followed by a cut to Top 8.
· 33 – 64 Players = 6 Rounds of Swiss followed by a cut to Top 8.
· 65 – 128 Players = 7 Rounds of Swiss followed by a cut to Top 8.
· 129 – 256 Players = 8 Rounds of Swiss followed by a cut to Top 8.
· 257 – 512 Players = 9 Rounds of Swiss followed by a cut to Top 16.
· 513 – 1024 Players = 10 Rounds of Swiss followed by a cut to Top 16.
· 1025 – 2050 Players = 11 Rounds of Swiss followed by a cut to Top 32.
· 2051 or More Players = 12 Rounds of Swiss followed by a cut to Top 32

- A duração de cada rodada depende de organização. Nos nossos torneios cada rodada tem o limite de 40 minutos.

- Se ao final do tempo limite a partida não tiver acabado, segue-se a seguinte regra: O jogador que estiver jogando termina seu turno e depois desse ocorrem mais 3 turnos. No final do terceiro turno o jogador com mais pontos de vida ganha o game. Caso os pontos de vida estejam iguais, continua-se jogo até que ocorra uma alteração qualquer nos pontos de vida. Se isso ocorrer numa chain, deve-se resolver a chain. Ao final da chain quem estiver com mais pontos de vida leva o game.

Caso isso leve a um empate no numero de games, joga-se mais um game, com as seguintes regras. Jogam-se 4 turnos. Ao final do quarto turno o jogador com mais pontos de vida ganha o game. Caso os pontos de vida estejam iguais, continua-se jogo até que ocorra uma alteração qualquer nos pontos de vida. Se isso ocorrer numa chain, deve-se resolver a chain inteira. Ao final da chain quem estiver com mais pontos de vida leva o game.
3) Penalidades 

- Existem diferentes niveis de penalidades de acordo com a gravidade das infrações. O menor e mais comum se chama “warning” (advertencia em portugues), e é apenas um alerta para que não se repita o mesmo erro. Depois disso temos, game loss (perda de um game), match loss (perda de um duelo), tournament loss (expulsão do torneio).

- É permitido aos juízes aumentarem ou diminuírem a intensidade de uma penalidade de acordo com a situação. Por exemplo um juiz pode aplicar penas menores a jogadores iniciantes.
As infrações comuns que levam a warning são:
  • Ativar erroneamente algum card, sendo possível voltar a jogada.
  • Comprar uma carta a mais (desde que não a misture na mão)
  • Erro na decklist, avisado a organização antes do torneio
  • Conduta antidesportiva (xingar outra pessoa, não manusear com cuidado o deck do oponente)
  • Jogar mais devagar que o necessario, objetivando atrasar o jogo.
As infrações comuns que levam ao game loss são:
    • Receber multiplos warnings pelo mesmo motivo.
    • Ativar erroneamente algum card, sendo impossível voltar a jogada (ex. alguma carta face-down no campo foi adicionada a mão. O cemitério foi embaralhado ao deck. Algum custo não foi pago e isso só foi percebido alguns turnos depois dando uma grande vantagem a um jogador)
    • Comprar uma carta a mais e misturá-la na mão.
    • Erro na decklist percebido pela organização no meio do torneio.
    • Chegar na sua mesa com mais de 3 minutos de atraso
    • Ter uma carta marcada no deck.
As infrações comuns que levam ao match loss são:
    • Chegar na mesa com mais de 10 minutos de atraso.
    • Receber multiplos gameloss pelo mesmo motivo.
As infrações comuns que levam à expulsão do torneio são:
  • Conduta antidesportiva grave.
  • Trapaça.
  • Roubo.
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